domingo, 16 de novembro de 2008

Lia Sophia

Maria Lídia (Lia Sophia)


.WWW.DEMOLIDORPRODUCOES.BLOGSPOT.COM 91 8215 54 30 - SEJA BEM VINDO


UMA PROVA MAIS QUE CLARA QUE EXISTE MÚSICA NO PARÁ QUE NÃO SEJA TECNO BREGA OU MUITO MENOS APARELHAGEM, LIA SOPHIA É MARA!!!

Maria Lídia (nascida em Santarém) é uma compositora e cantora popular brasileira.

Sua paixão pela música a levou ao estudo de piano clássico em sua cidade natal. Autodidata no aprendizado de violão popular, passou a tocar e cantar profissionalmente no início da década de oitenta em Belém do Pará, trocando, assim, o seu curso de medicina veterinária pela música.

Em 1984, acompanhada pela Banda Novotempo, gravou o compacto simples “CARNAVAL 84”, lançando-se como compositora. Dois anos depois retorna a Santarém. Divulgou seu trabalho musical pela região do Baixo-Amazonas, ao lado do tecladista Paulinho e do percussionista Fernando, durante quatro anos.

Em 1990 volta a residir e atuar profissionalmente em Belém. Produziu o LP “POR TUDO E TANTO”, com oito composições suas (duas parcerias) e uma composição do paraense Ronaldo Silva denominada “Merengue latino” que lhe proporcionou bastante sucesso no Norte, em outras regiões do Brasil e até em alguns países da América do Sul e Europa.

Em 1993 lançou o LP “CORAÇÃO LEVIANO”, com seis faixas assinadas por ela e duas por outros autores regionais.

Em 1995 participou da gravação do CD “FESTA DE BOI NO CÉU” – Grupo Urubu do Ver-O-Peso, como compositora, intérprete, arranjadora e instrumentista, ao lado de grandes artistas regionais. Participou da gravação ao vivo de um CD sobre a obra do santareno Wilson Fonseca, através do “PROJETO UIRAPURU V.1 – WILSON FONSECA” da SECULT – Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará.

Em 1996 lançou o CD “MARIA LIDIA”, coletânea de suas composições e interpretações. Em 1997 participou do espetáculo musical “TRAZENDO CHE NO CORAÇÃO”, realizado pela SECULT – Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará, no Theatro da Paz. Tal espetáculo resultou na gravação de um CD (ao vivo) com nome homônimo, onde interpretou a composição “No coração da Latino-América”, acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz – OSTP (o CD foi lançado somente em 1999, no Memorial da América Latina – São Paulo/SP).

Em 1998 idealizou, produziu e participou, como compositora, intérprete e arranjadora, do Projeto/CD “MADE IN PARÁ”, coletânea de composições paraenses, patrocinado pela ALBRAS – Alumínio Brasileiro S/A.

Em 1999 produziu o CD “MINHA TRIBO” do cantor e compositor campomaiorense (PI) Nato Aguiar. Além da produção e direção musical, ela também foi responsável por quase todos os arranjos. Participou do Show “MULHERES” ao lado das intérpretes paraenses Albinha, Andréa Pinheiro, Dayse Addário, Jacely Duarte, Lucinnha Bastos, Rutinha Neves e Simone Almeida.

No ano seguinte produziu, dirigiu e elaborou arranjos para o CD “PROJETO UIRAPURU V.7 – MARIA LIDIA” (com quatorze faixas), lançado através do selo oficial da SECULT – Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará. Produziu e dirigiu o CD “DESVELO”, do cantor e compositor Fabrício dos Anjos, no qual assinou diversos arranjos e a composição “Mãe Maria”.

Em 2001 participou de “MULHER E AMADA” e “ENCANTOS DE BELÉM”, dois espetáculos musicais temáticos apresentados em teatros e clubes de Belém. Em 2002 produziu o CD “OLIVAR BARRETO” do intérprete paraense Olivar Barreto. Além da produção musical, assinou dois arranjos e a composição “Ícones – O criador e a criatura”. Realizou o Show “VOZES DE MARIA”, com um repertório exclusivo de suas composições interpretadas por Leila Chavantes, Olivar Barreto e Valéria Oliveira, além dela própria. Participou como compositora (duas faixas) e intérprete da gravação do CD “QUINTA CULTURAL DO BANCO DA AMAZÔNIA” e do espetáculo “LÁGRIMAS DE RISOS – O PRIMEIRO BESTEIROL MUSICAL GENUINAMENTE PARAENSE” ao lado de Adilson Alcântara e Júlio Freitas.

Em 2003 produziu e dirigiu o CD “FURTA-COR” do intérprete Júlio Freitas, assinando a composição “Furta-cor”, também produziu e participou do espetáculo “POR CAUSA DA MULHER”, em comemoração ao dia internacional da mulher, ao lado das intérpretes Jeanne Darwich, Leila Chavantes e Lia Sophia e participou do show “RODA DE SAMBA” ao lado de Helinho, Pedrinho Cavalléro, Théo – O Pérola Negra e de grandes músicos do movimento de samba de raiz paraense. Além de lançar o CD “CANÇÕES DE MARIA LIDIA”, coletânea com dezoito composições suas, patrocinado pelo BANCO DA AMAZÔNIA. O show de lançamento teve a honrosa participação de Adilson Alcântara, Andréa Pinheiro, Bob Freitas & Nêgo Nélson, Eloy Iglesias, Fabrício, Iza Felipe, Júlio Freitas, Karina Ninni, Leila Chavantes, Lia Sophia, Lucinnha Bastos, Nilson Chaves, Paulo André Barata, Pedrinho Cavalléro, Simone Almeida e Walter Bandeira. Coordenou o lançamento do Projeto/CD “MADE IN PARÁ II”, idealizado e produzido por ela e novamente patrocinado pela ALBRAS – Alumínio Brasileiro S/A.

Em 2004 produziu o CD “ALMA BRASILEIRA” do compositor e cantor Fabrício dos Anjos, apresentou-se no Tijuca Tênis Clube do Rio de Janeiro, como convidada do Projeto “QUINTA CULTURAL DO BANCO DA AMAZÔNIA” daquela capital. Iniciou a produção do seu CD “ÍCONES”.

Em 2005 co-produziu o CD “PELO RETROVISOR”, da cantora Karina Ninni. Produziu e dirigiu o CD “CANCÃO MÁGICA” da cantora Leila Chavantes, onde assinou dois arranjos e duas composições. Participou do espetáculo “LÁGRIMAS DE AMOR – O SEGUNDO BESTEIROL MUSICAL GENUINAMENTE PARAENSE”, ao lado de Adilson Alcântara e Júlio Freitas.

Atualmente Maria Lidia encontra-se empenhada na produção/direção musical do segundo Projeto/CD “QUINTA CULTURAL DO BANCO DA AMAZÔNIA”, coletânea que reúne quarenta e cinco intérpretes de todo o Brasil. Além do trabalho em estúdio, Maria Lidia continua atuando em teatros, clubes, bares e praças da capital, do interior do estado e Brasil afora.

Nenhum comentário: