segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Madonna

Madonna
Informação geral
Nome completo
Madonna Louise Veronica Ciccone
Data de nascimento
16 de Agosto de 1958 (50 anos)
Apelido
Maddy, Madge, Material Girl, Queen of Pop (Rainha do Pop)
Origem
Bay City, Michigan
País
Estados Unidos

Gêneros
Pop, rock, dance, eletrônica, hip hop
Ocupação
{{{ocupação}}}
Instrumentos
Voz, violão, guitarra
Instrumentos notáveis
{{{instrumentos_notáveis}}}
Tipo vocal
{{{tipo_vocal}}}
Período em atividade
1982 - presente
Outras ocupações
{{{outras ocupações}}}
Gravadoras
Artist Nation (2008),Warner Bros. (1982-2008),Maverick Records (1992-2004),Sire Records (1982-1994)
Afiliações
Britney Spears, Justin Timberlake, Pharrell Williams, Kanye West
Influências
{{{influências}}}
Sítio oficial
www.Madonna.com
Integrantes
{{{integrantes}}}
Ex-integrantes
{{{exintegrantes}}}

Madonna Louise Veronica Ciccone, mais conhecida como Madonna, (Bay City, Michigan, 16 de agosto de 1958) é uma cantora, compositora, dançarina, produtora musical e cinematográfica, atriz e escritora estadunidense. Vencedora de nove Prêmios Grammy, e de dois Globo de Ouro e dois Oscar. Madonna é a maior vencedora da história do VMA com 21 Prêmios ganhos. Também é vencedora de 4 EMA. Em 11 de Março de 2008, Madonna entrou para Hall da Fama do Rock and Roll título americano cedido aos artistas que fazem história e tem grande importância e influência no mundo da música por no mínimo 25 anos. Madonna adquiriu muitos prêmios ao longo de sua carreira e estes somam um pouco mais de 120, sendo uma das cantoras mais premiadas no mundo da música, segundo a Agência FamaPress. Madonna é mais conhecida pelas polêmicas que causa ao misturar temas políticos, sexuais e religiosos à sua obra.
Desde o início de sua carreira em 1982, Madonna tem lançado vários discos e singles e vendeu mais de 280 milhões de álbuns e 160 milhões de singles no mundo inteiro, tornando-se a cantora que mais vendeu na história da música mundial. Em 2006, a Billboard divulgou que a sua turnê de 2006, Confessions Tour, é a turnê feminina que mais arrecadou na história. De acordo com o Guinness Book of Records e com a Revista Forbes, ela é a cantora mais rica do mundo com uma fortuna estimada em mais de US$ 1 Bilhão de dólares, e o Guinness Book of Records, listou Madonna como a Artista Feminina mais Bem Sucedida de Todos os Tempos.
Madonna é chamada constantemente por "Material Girl" e "Rainha do Pop", devido às suas vendas notórias e sua influência inigualável na história da música.

Biografia

Madonna nasceu às 7h09 da manhã no hospital Bay City Mercey na cidade de Bay City. Os seus pais viviam em Pontiac, subúrbio de Detroit, mas a mãe de Madonna tinha decidido visitar a avó em Bay City nos dias próximos ao seu nascimento.
O pai de Madonna, Silvio P. Ciccone, era um engenheiro da Chrysler, natural dos Estados Unidos, mas de antepassados oriundos de Pacentro, na Itália. A mãe de Madonna, Madonna Louise Fortin, tinha raízes no Quebec e na França. Madonna tem quatro irmãos (Martin, Mario, Christopher e Anthony) e três irmãs (Melanie, Paula e Jennifer).
Madonna passou a sua infância em Pontiac e mais tarde em Rochester Hills (outro subúrbio de Detroit). Foi educada no catolicismo, que mais tarde abandonou. Quando Madonna realizou o crisma tomou o nome Veronica, que é por vezes apresentado como parte integrante do seu nome civil. Em Dezembro de 1963, quando Madonna tinha cinco anos, a sua mãe morre de câncer da mama aos trinta anos de idade. O pai voltará a casar com Joan Gostafson, contratada como empregada da família após a morte da mãe de Madonna, que é sua esposa até hoje.
Contra a vontade do pai, Madonna começa a ter aulas de dança aos catorze anos, tendo sido seu professor Chrystopher Flynn. Frequentou a Rochester Adams High School, onde se distinguiu como boa aluna (QI 140) e membro da equipe de "cheerleaders". Concluiu o ensino secundário em 1976, tendo prosseguido os seus estudos na Universidade do Michigan no curso de dança. Encorajada por Flynn Madonna abandona o curso e com apenas 35 dólares muda-se para Nova Iorque com o objetivo de seguir uma carreira de bailarina.
Durante este período da sua vida passou por dificuldades económicas, tendo frequentemente dependido da ajuda dos amigos. Em 1979 integrou a digressão mundial do cantor disco Patrick Hernandez (conhecido por seu único sucesso, "Born to be alive"), durante a qual conheceria em Paris Dan Gilroy, que seria seu namorado e junto com o qual fundaria, já em Nova Iorque, a banda "Breakfast Club".

Anos 1980

Madonna, Blond Ambition Tour 1990
Por volta de 1980 a banda "Breakfast Club", onde Madonna foi baterista, guitarrista e vocalista, tinha terminado. Depois do fim da banda, Madonna criou outra, a "Emmy", com um antigo namorado, Stephen Bray. Os dois brevemente decidem afastar-se da "Emmy" e começam a trabalhar em conjunto em canções.
Em 1981, devido a dificuldades financeiras, Madonna participou como "vocal de apoio" em três canções do cantor alemão Otto Von Wernherr ("Wild Dancing", "Cosmic Climb" e "We Are The Gods"). Mais tarde, quando Madonna se tornou famosa, Otto seleccionou as pequenas frases cantadas por Madonna e lançou-as como "canções".
Entretanto, uma cassete com as canções que Madonna criou com Bray chegou às mãos do produtor e DJ Mark Kamins que a entregou à editora discográfica Sire Records, que contratou Madonna em 1982.

Madonna: The First Album

"Everybody", o primeiro single de Madonna, produzido por Mark Kamins, foi lançado no mercado em finais de 1982, tendo se tornado um pequeno sucesso nos Estados Unidos. Em seguida são lançadas as canções "Burning Up" e em Junho de 1983,"Holiday", música produzida por Jellybean Benitez. Em Julho de 1983 foi lançado o primeiro álbum da artista, Madonna, relançado em 1985 no mercado internacional com o título The First Album.

Like A Virgin

O seu segundo álbum, Like a Virgin é lançado em novembro de 1984 e a faixa título apresentada no primeiro MTV Video Music Awards onde Madonna surgiu de um bolo vestida de noiva, seguindo-se uma performance na qual a cantora acabaria por rolar pelo chão. A apresentação foi considerada muito ousada para os padrões da época e a imagem de Madonna ficou marcada por tal episódio. A música permaneceu durante seis semanas no topo das paradas de sucesso.
Em 1985 Madonna conquistou fama mundial com os sucessos "Material Girl" e "Crazy for You". Em Julho do mesmo ano estréia o filme Procura-se Susan desesperadamente (em Portugal, Desesperadamente Procurando Susana) no qual Madonna ofuscou a protagonista, Rosanna Arquette. Aos 13 de Julho de 1985, participa da edição do Live Aid, evento organizado por Bob Geldof, que pretendia angariar fundos para resolver a crise de fome que se vivia na Etiópia. Também nesse ano, Madonna se casa com Sean Penn (no dia do seu vigésimo sétimo aniversário) e estréia sua primeira turnê nos Estados Unidos e Canadá, a The Virgin Tour.

True Blue, A Surpresa de Shangai e Who's That Girl Tour

No começo de 1986, Madonna iniciou uma colaboração com Patrick Leonard que se prolongaria até finais da década de oitenta e da qual nasceram muitas das canções mais conhecidas da artista. Em Agosto de 1986 foi lançado o disco True Blue, que vendeu 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos[1]. Em Novembro do mesmo ano surge o seu segundo filme, "Shanghai Surprise" (em Portugal, A Surpresa de Xangai), que não teve o sucesso de audiências e de crítica semelhante ao que Madonna encontrou com o primeiro.
Apesar do fracasso cinematográfico, em 1987 Madonna protagoniza o filme "Quem é essa garota?" (em Portugal, Quem é Aquela Rapariga), no qual interpreta uma ex-presidiária, que foi acompanhado pela trilha do filme enquanto sai na sua primeira turnê mundial com mesmo nome ("Who´s that girl Tour"). Madonna passaria a maior parte do ano de 1988 a ensaiar e a trabalhar no seu primeiro papel no mundo do teatro, na peça "Speed:the plow", tendo sido convidada pelo dramaturgo e cineasta David Mamet para protagonizar o projeto. Em Dezembro deste ano, Madonna pede o divórcio de Sean Penn.

Like A Prayer

Em 1989, é lançado o disco Like a Prayer, aclamado pela crítica, que sempre se tinha mostrado relutante em relação a Madonna e no qual se juntavam elementos da música pop, dance e rock. O videoclipe da faixa título do disco gerou polémica pelo fato da artista se envolver romanticamente com um santo negro em uma igreja, com referências a símbolos do catolicismo, como os estigmas de Cristo. Além de dançar sensualmente com cruzes queimando ao fundo, numa alusão ao Ku Klux Klan, o clipe da canção acabou por motivar os executivos da marca de refrigerantes Pepsi a cancelar um comercial que a cantora gravou com a canção como trilha. Contudo, Madonna não foi obrigada pela marca de refrigerantes a devolver os cinco milhões de dólares que recebeu segundo o estabelecido no contrato. Outros sucessos do álbum Like a Prayer foram "Express Yourself" e "Cherish".

Anos 1990

Dick Tracy e The Immaculate Collection

Madonna, The Girlie Show 1993

Em 1990 Madonna regressou ao mundo do cinema com o filme Dick Tracy, no qual desempenhou o papel de Breathless Mahoney, lado a lado com o ator Warren Beatty, com quem manteve uma relação amorosa. O filme foi acompanhado por uma trilha sonora, o disco I'm Breathless: Music from and Inspired by the Film 'Dick Tracy', onde foi também incluída a canção "Vogue". Uma das canções do disco, "Sooner or Later (I Always Get My Man)" ganhou o Oscar de melhor canção original e foi interpretada por Madonna na cerimônia de entrega dos prêmios em 1991. Seu acompanhante naquela noite foi ninguém menos que Michael Jackson.
No final do ano, Madonna lançou a sua primeira coletânea de sucessos, The Immaculate Collection. Além de quinze sucessos dos anos 80, Madonna incluiu duas novas canções, "Justify My Love" (escrita e produzida em parceira com Lenny Kravitz) e "Rescue Me".
O videoclipe de "Justify My Love" foi banido na MTV devido ao seu conteúdo erótico. A gravadora de Madonna decidiu lançá-lo comercialmente, tornando-se o primeiro vídeo single já lançado (no formato VHS) e vendendo mais de 400.000 cópias apenas nos EUA.
Em 1991, Madonna lançou o documentário "Truth or Dare" (título nos EUA)/"In Bed with Madonna" (título internacional) ("Na Cama com Madonna") no Festival de Cinema de Cannes, no qual se mostravam os bastidores da turnê mundial "Blond Ambition Tour".
Também em 1991, Madonna ganhou seu primeiro Grammy. Foi na categoria de Melhor Performance em Vídeo Longo por "Blond Ambition Live".

Sex, Erotica e The Girlie Show

A 21 de Outubro de 1992, Madonna lançou o livro Sex, um trabalho com fotografias de Steven Meisel, onde na maioria a cantora está nua, sozinha ou com celebridades como Isabella Rossellini, Naomi Campbell e o rapper Vanilla Ice, em situações que retratavam fantasias eróticas da cantora (algumas das quais de carácter sadomasoquista, voyeurismo, lésbica e pansexual). Imagens como a da cantora pedindo carona em estradas americanas, exibindo seu recente dente de ouro, chicotes, correntes e máscara e unhas negras acabaram por contribuir para o período mais escandaloso de sua carreira. Ainda no mesmo ano, lança um novo disco, Erotica, de onde foram extraídos novos sucessos, como "Deeper and Deeper", "Rain" e a própria faixa título, de novo acompanhada por um video controverso devido ao seu conteúdo erótico. No ano seguinte a cantora visitaria pela primeira vez o Brasil com sua turnê "The Girlie Show", com shows esgotados nos estádios do Morumbi (São Paulo) e do Maracanã (Rio de Janeiro).

Bedtime Stories, Something To Remember, Gravidez e Evita

Depois da controvérsia, Madonna volta ao público com um novo álbum, dessa vez mais calmo e romântico. Bedtime Stories é lançado em 1994 com grandes sucessos como "Secret", "Take a Bow", "Bedtime Story", e uma canção na qual a artista se dirige a todos os que a criticaram anteriormente, "Human Nature" (onde canta Ops, eu não sabia que não poderia falar de sexo, não estou arrependida, é a natureza humana).
Em 1995, foi lançada a primeira colectânea romântica, Something to Remember, com as baladas mais famosas e faixas inéditas: "You'll see", "One More Chance", "I Want You".
Em 1996, Madonna ficou grávida do seu treinador pessoal, Carlos León. No dia 14 de Outubro daquele ano, deu à luz a sua filha, Lourdes Maria Ciccone Leon, que Madonna trata por "Lola". A escolha do nome Lourdes esteve relacionada com o fato da mãe de Madonna ter recebido durante a sua doença pequenas garrafas de água do santuário católico de Lourdes, em França.

Madonna, Premiere do Filme Evita 1996

Em seguida Madonna estrelou o filme mais marcante de sua carreira, Evita, no qual ela encarna a ex-primeira-dama argentina Eva Perón. O filme concorreu em várias indicações nas premiações de cinema, como Oscar e Globo de Ouro. Madonna ganhou dois Globo de Ouro: um de Melhor Atriz e outro de Melhor Canção Original por You Must Love Me e um Oscar de Melhor Canção Original por You Must Love Me, escrita especialmente para o filme.

Ray Of Light e Cabala

Em 1998, depois de quatro anos sem lançar um álbum inédito, Madonna reaparece aparentemente mais madura, com um estilo musical novo. O álbum Ray of Light reflete influências da música techno com toques de guitarra e violão em camadas de produção do estilo chamado ambient, misturados com uma estética de cunho místico extraída de religiões como o hinduísmo e budismo, bem como da tradição mística do judaísmo, a Cabala, da qual se tornou uma estudiosa. A nível das letras estas revelam-se mais pessoais e a voz de Madonna, depois da experiência musical de Evita, mostra mais afinação, vibração e visceralidade em contraste com seu timbre sem potência e infantil. Ray of Light, disco cujo principal produtor foi William Orbit, foi o álbum mais aclamado pela crítica depois de Like a Prayer. Com esse álbum, Madonna ganhou vários prêmios, entre os quais quatro Grammy, seis VMA incluindo Vídeo do Ano e dois EMA incluindo Melhor Álbum. "Frozen", "Ray of Light", "The Power of Goddbye" e "Nothing Really Matters" (cujo video a cantora retrata as gueixas do romance que daria origem ao filme Memórias de uma Gueixa) foram os sucessos mundias.
Também em 1998, Madonna acompanhou a Copa do Mundo de 1998 de futebol. O jogador chileno Iván Zamorano despertou sua atenção a ponto dela chamá-lo de "símbolo sexual da Copa do Mundo".
Em 1999, foi sucesso a canção "Beautiful Stranger", da trilha-sonora do filme "Austin Powers: The Spy Who Sagged Me", vencedora da categoria de melhor vídeo de trilha-sonora no VMA e do Grammy de melhor música de um filme.

Anos 2000

Music e Guy Ritchie

Madonna, Re-Invention Tour (2004)
Em 2000, lançou Music, ainda com influências electrónicas, porém numa estética country. Music fica no topo das paradas mundiais por várias semanas, e a faixa título é considerada um dos maiores sucessos da carreira da cantora, tendo se tornado o décimo segundo single a atingir o primeiro lugar das tabelas de vendas. Do álbum foram retirados mais dois singles, "Don´t Tell Me" e "What It Feels Like For a Girl".
A 22 de Dezembro do mesmo ano, Madonna casa com o realizador de cinema inglês Guy Ritchie no Castelo Skibo na Escócia. Na mesma ocasião foi batizado o filho do casal, Rocco.
Em 2001, Madonna ganhou o Grammy de Melhor Design/Embalagem/Encarte por "Music".
Ainda em 2001, Madonna lançou-se numa digressão mundial denominada "Drowned World Tour". No mesmo ano a Enciclopédia Britânica anunciou que passaria a incluir o verbete "Madonna" em futuras edições da obra por considerar a artista um ícone da cultura pop contemporânea.

American Life e Re-Invention Tour

Em 2003, influenciada pelo clima de pré-guerra entre os Estados Unidos e o Iraque, lança American Life, um álbum com uma mensagem mais política e crítica, em cuja capa e encarte Madonna se inspira em Che Guevara. O seu primeiro single, "American Life", teve seu clipe proibido de passar na televisão um dia após seu lançamento pela própria cantora, alegando respeito aos soldados da guerra. Nessa versão do clipe, ela (de um tanque de guerra sobre uma passarela de desfiles de moda com um fundo projetando fogo) joga uma granada a um sósia de George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, que a utiliza para acender um charuto, sem contar o inusitado rap condenando a obsessão por fama e fortuna da canção. Dias após a proibição, Madonna lançou uma segunda versão do vídeo, na qual aparecem bandeiras de vários países ao fundo, fazendo do clipe algo mais pacífico. American Life é o grande fracasso da carreira de Madonna, se considerarmos os baixos índices de vendas. Apesar das vendas fracas, a faixa título, Love profusion e Hollywood se destacam nas paradas musicais deste período, esta última canção foi interpretada por Madonna na cerimónia dos "MTV Video Awards", numa versão "remix", acompanhada por Britney Spears e Christina Aguilera. Vestidas de noivas, as duas jovens artistas recriaram a actuação de Madonna de há vinte anos atrás com "Like a Virgin", tendo Madonna assumido a personagem de noivo, com a participação da rapper Missy Elliot. Nesta ocasião Madonna beijou as duas cantoras na boca, um acto que alguns intepretaram como uma referência de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo (publicidade, afinal Madonna ainda estava promovendo seu novo álbum e outras coisas), um tema controverso na época nos Estados Unidos. Madonna e Britney viriam ainda a colaborar numa canção, "Me Agaisnt The Music", incluída no álbum "In The Zone" de Spears.
Durante o ano de 2004, Madonna embarcou numa turnê mundial chamada Re-Invention Tour, na qual interpretou grandes sucessos da sua carreira. A turnê terminou na cidade de Lisboa, com dois dias de espectáculos no Pavilhão Atlântico, a 13 e a 14 de Setembro. Durante a turnê , foi gravado um novo documentário, I´m Going to Tell you a Secret, sobre a turnê e a vida pessoal de Madonna. Previa-se que o documentário fosse apresentado em festivais de cinema (como o de Cannes ou de Veneza) durante 2005, mas este foi rejeitado. O documentário acabou por ser apresentado em vários canais de televisão no Outono de 2005.

Confessions On A Dance Floor, Confessions Tour e adoção

Madonna, Confessions Tour (2006)

Em Novembro de 2005 Madonna lançou o seu novo disco, Confessions on a Dance Floor, que, segundo a crítica, é um dos melhores álbuns de sua carreira. O álbum estreou em #1 em 41 países, tornando-se o disco que estreou em #1 em mais países em toda a história. Confessions On A Dance Floor vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo. O disco acabou por vazar na internet antes de seu lançamento oficial, o que deixou a cantora descontente. O álbum, de estilo marcadamente eletrônico com influências de house e disco, foi produzido por nomes como os suecos Bloodshy & Avant, Mirwais e principalmente por Stuart Price, além da própria Madonna. O primeiro single e faixa de abertura do disco, Hung Up, contém "samples" da canção Gimme Gimme Gimme dos ABBA, tendo tido a sua primeira apresentação internacional a 3 de Novembro de 2005 no MTV Europe Music Awards em Lisboa. Hung Up ficou em #1 em 47 países, tornando-se a música que ficou em #1 em mais países na história, quebrando o recorde dos Beatles. Em Março de 2006 foi lançado o segundo single do álbum, "Sorry". Seguiu-se "Get Together" em Junho, e "Jump", no Outono de 2006.
Em 2006, Madonna iniciou a turnê mundial "The Confessions Tour" na qual interpretrou temas do seu mais recente disco e clássicos retrabalhados recebendo um toque "disco". É considerada, pelos críticos, a melhor turnê da Madonna desde a histórica Blond Ambition. A turnê começou no dia 21 de Maio em Los Angeles, passando por outras cidades da América do Norte e pela Europa, antes de terminar no Japão. O estilista francês Jean-Paul Gaultier desenhou os figurinos que a artista e os dançarinos usaram nos espectáculos, segmentados em quatro blocos: "Equestre", "Acústico", "Oriente Médio" e "Disco". A turnê veio a ser a de maior sucesso de uma artista feminina, com arrecadação recorde de US$ 200.000.000,00 e um público de 1.808.957 de pessoas, até então, a turnê feminina mais rentável era a Farewell Tour de Cher, que durou três anos e rendeu cerca de 192 milhões de dólares em 273 shows. Madonna ainda não havia terminado sua tour de quatro meses e 60 shows, mas já havia ultrapassado a marca anterior, lucrando cerca de 193 milhões de dólares até aquele momento e tendo sido vista por 1.2 milhão de pessoas.
Ainda em 2006, Madonna entrou para o Guinness como a cantora mais bem paga do mundo por ter ficado 150 milhões de dólares mais rica em 2005.
Madonna empresta também a sua voz à personagem da Princesa Selenia no filme de animação Arthur and the Minimoys, do realizador Luc Besson, que estreou nos cinemas em finais de 2005.
A 10 de Outubro de 2006 Madonna iniciou o processo legal de adoção de David Banda, um menino natural do Malawi (nascido a 24 de Setembro de 2005) que conheceu durante uma visita ao país. A criança saiu do Malawi a 18 de Outubro de 2006 com destino à residência de Madonna em Londres.
O DVD The Confessions Tour foi lançado mundialmente no dia 29 de janeiro de 2007. O DVD inclui o show completo da turnê e um CD com algumas canções em versão ao vivo. O DVD atingiu o primeiro lugar nas paradas de países como Itália, México, China, Rússia, França, Portugal e Brasil.
Em fevereiro de 2007, Madonna foi garota-propaganda da marca sueca de roupas H&M, em uma campanha internacional milionária, onde é lançada uma linha exclusiva de roupas e acessórios desenhados por ela mesma, chamada "M by Madonna". Fotografada por Steven Klein, a campanha teve lançamento comercial a partir de março de 2007. A Linha de Roupas "M" by Madonna bateu recorde de vendas, 15 Milhões na primeira semana de Lançamento.
Além disso, a cantora recebeu um Grammy de Melhor Álbum Dance/Eletrônico por "Confessions On A Dance Floor".
Em Março de 2007, Madonna foi garota-propaganda milionária de um projeto arquitetônico de luxo na baía de Tóquio, cujo nome é Brillia Mare Ariake. As fotos da campanha e os comerciais de TV foram feitos por Steven Klein.
Madonna lançou a música Hey You em 2007 como sua colaboração para o evento músical Live Earth que visa conscientizar o mundo sobre a pobreza e o aquecimento global. Seu download ficou disponível temporáriamente no site oficial do concerto, tendo mais de 1 milhão de acessos apenas para baixar a música.
No dia 15 de junho de 2007, a revista Forbes publicou sua lista anual sobre as celebridades mais poderosas do mundo. A lista é mensurada considerando a popularidade do artista nos meios de comunicaçao e o faturamento anual do mesmo. Madonna surge em 2º lugar devido ao faturamento de 200 milhões de dólares com sua última tournê Confessions Tour e por ocupar o primeiro lugar em noticias da internet, Madonna apenas fica atrás de Oprah Winfrey, A lista inclui outros nomes da música, casos de Elton John (7º), Jay-Z (9º), Bon Jovi (18º), Celine Dion (20ª), U2 (22º) ou 50 Cent (32º), somente.
Em Julho de 2007, a cantora rouba a cena no evento Live Earth cantando Hey You, Ray Of Light, La Isla Bonita e Hung Up. Madonna domina a mídia aparecendo em várias revistas e jornais que não deixam de elogiar a boa forma e o pique da Rainha do Pop.
Após muita especulação, no dia 16 de Outubro a cantora assina com a Live Nation, deixando de lado a Warner Music. A Live Nation empresa, expert em turnês e eventos ao vivo, criou uma gravadora para abrigar o mega conglomerado multimédia que é Madonna. O novo contrato tem duração de 10 anos e inclui a exploração sem limites da marca Madonna. O valor do contrato é estimado em 120 milhões de dólares. Madonna também detem ações da Live Nation como sócia marjoritária.
Em 2008, Madonna recebeu mais um Grammy. Dessa vez de Melhor Performance em Vídeo Longo por "The Confessions Tour".
Em Fevereiro de 2008, A Imagem de Madonna é usada na Campanha da "SunSilk" (Unilever) uma linha de produtos para cabelos. Madonna ficou 15 milhões de dólares mais rica sem trabalho algum, apenas emprestando sua imagem em cenas de arquivos em fotos e por um trechinho da música de "Ray of Light", que foram usadas mundialmente na campanha dos produtos de cabelos.
Depois de dirigir o comercial de TV da H&M, Madonna também decidiu dirigir seu primeiro curta-metragem, entitulado "Filth and Wisdom", o curta conta com atuações de Elliot Levey e Richard E.Grant.

Hard Candy, Sticky & Sweet Tour e separação
O novo disco possui uma nova sonoridade jamais trabalhada diretamente por Madonna, R&B e Hip-Hop mesclados e unidos ao bom e velho Pop e Dance no estilo mais anos 80, e entre os colaboradores da produção estão Timbaland, Justin Timberlake, Pharrell Williams. O álbum estreou em #1 em 37 países, incluindo Estados Unidos e Brasil. Foi o sétimo álbum da Madonna a estrear em #1 na Billboard 200, tornando-a a segunda cantora com mais discos #1 na parada, atrás apenas da Barbra Streisand que tem 8 discos #1. Até agora Hard Candy já vendeu mais de 2,5 milhões de cópias em todo o mundo, sendo o terceiro álbum mais vendido de 2008, atrás apenas de Rockferry da Duffy e Viva la Vida or Death and All His Friends do Coldplay. O primeiro single do novo álbum Hard Candy chama-se "4 Minutes" (#3 na Billboard Hot 100) e foi lançado no final de Março de 2008 e cujo vídeo foi dirigido pela dupla Jonas&François. O segundo single é Give It 2 Me, gravado em Abril de 2008, e lançado em 31 de maio do mesmo ano. Foi dirigido por Tom Munro. No dia 23 de Agosto de 2008, Madonna começou a turnê mundial batizada de Sticky & Sweet em Cardiff, País de Gales, Madonna percorrerá a América do Norte, Europa e América do Sul, incluindo o Brasil! A cantora visitará países que não vai à mais de 15 anos como Brasil, Argentina, Chile, México entre outras cidades européias e norte-americanas. O porta-voz da Live Nation, John Vlautin disse que as vendas mundiais devem registrar mais de 250 milhões de dólares, o que bateria o recorde para performance feminina, atualmente detido pela própria Madonna. A turnê "Confessions Tour", feita há dois anos, arrecadou 200 milhões de dólares.
Em 15 de Outubro de 2008, a porta-voz de Madonna, Liz Rosenberg, confirma o divórcio entre a cantora e Guy Ritchie. O divórcio oficial deu-se a 21 de Novembro do mesmo ano, acabando com o casamento que em Dezembro, faria 8 anos.

Recordes
Maior venda de ingressos em menor tempo: Madonna bate mais um recorde com a turnê Sticky & Sweet. A cantora conseguiu vender cerca de 50.000 mil ingressos em 29 minutos. Lembrando que o recorde até o momento era dos Rolling Stones com 45 mil ingresos em 40 minutos.
Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos: Com vendas estimadas em mais de 280 milhões de cópias e 160 milhoes de singles.
Cantora mais bem paga do mundo: Madonna entrou para o Guinness em 2004 como a cantora mais bem paga do mundo recebendo 80 milhões de Euros
Cantora mais rica de todos os tempos: Madonna é a cantora mais rica de todos os tempos com uma fortuna pessoal avaliada em mais de um bilhão de dólares.
Turnê mais lucrativa por uma artista feminina: A Turnê Confessions Tour faturou US$ 200 milhões com um público de 1.8 milhão de pessoas, o que representa aproximadamente US$ 3.2 milhões por show. Até então, a turnê feminina mais rentável era a Farewell Tour de Cher, que durou três anos e rendeu cerca de 192 milhões de dólares em 273 shows. Madonna ainda não havia terminado sua tour de quatro meses e 60 shows, mas já havia ultrapassado a marca anterior, lucrando cerca de 193 milhões de dólares até aquele momento e tendo sido vista por 1.2 milhão de pessoas.
Coletânea mais vendida da história: The Imaculte Colection é a coletânea mais vendida da história, vendendo mais de 32 milhões de cópias.
Mais listas em primeiro lugar: O álbum Confessions on a Dance Floor ficou em primeiro lugar em 41 países e o single Hung Up bateu o recorde ficando em primeiro lugar em 47 países, quebrando o recorde dos Beatles.
Maior audiência de Show pela internet: O Show, na Brixton Academy, foi transmido ao vivo pela internet, e foi visto por nove milhões e meio de pessoas, quebrando o recorde de Paul McCartney.
Filme-documentário mais visto da história: O filme-documentário “Truth Or Dare: In The Bed With Madonna”, as bilheterias superaram $35 milhões de dólares em todo mundo fazendo desse o documentário mais visto da história de Hollywood.
Clipe mais caro por uma artista feminina: Em 1995 o vídeo “Bedtime Story” custou o clipe mais caro da história por uma artista feminina, 2 milhões de dólares.
Roupas que mais venderam em uma semana: A Linha de Roupas "M" by Madonna bateu recorde de vendas, 15 Milhões na primeira semana de Lançamento.
Arstista com mais canções Top 10: Madonna é a artista com mais Top 10 da história da Billboard somando 37, também é a única artista feminina a ter 51 canções Top 40.
Artista com mais canções em segundo lugar: Madonna é a artista com mais canções em segundo lugar da história da Billboard, dividindo o recorde com Elvis Presley.
Artista de maior sucesso no mundo desde 1999: Madonna é a artista feminina de maior sucesso no mundo desde de 1999 em quesito de venda e audiência de singles.
Artista com mais canções em primeiro lugar: Madonna é artista com mais canções em primeiro lugar da história da United World Chart somando 13.
Artista com mais canções Top 10: Madonna é artista com mais canções Top 10 da história da United World Chart somando 23.
Artista com mais semanas em primeiro lugar: Madonna é a artista com posições em primeiro lugar somandos 80 semanas com seus 13 singles número um.
Artista com mais singles em segundo lugar: Madonna é a artista com mais canções em segundo lugar na United World Chart somando 4, recorde dividido com Mariah Carey.
Artista com mais semanas consecutivas em primeiro lugar: Madonna é a artista com mais semanas consecutivas em primeiro lugar na United World Chart com Hung Up sucedido de Sorry somando 22 semanas.
Cantora que mais vendeu singles: Madonna é a cantora que mais vendeu singles em toda história da música totalizando 150 milhões.

Discografia
Ver artigo principal: Discografia de Madonna e Singles de Madonna
Álbuns de estúdio
Ano
Álbum
1983
Madonna (álbum)
1984
Like a Virgin
1986
True Blue
1989
Like a Prayer
1992
Erotica
1994
Bedtime Stories
1998
Ray of Light
2000
Music
2003
American Life
2005
Confessions on a Dance Floor
2008
Hard Candy (álbum)
Álbuns de coletânea
Ano
Álbum
1987
You Can Dance
1990
The Immaculate Collection
1995
Something to Remember
2001
GHV2
2003
Remixed & Revisited
Álbuns ao vivo
Ano
Álbum
2006
I'm Going to Tell You a Secret (CD e DVD)
2007
The Confessions Tour (CD e DVD)
Trilhas sonoras
Ano
Álbum
1987
Who's That Girl
1990
I'm Breathless
1996
Evita (álbum)
2002
Die Another Day-Tema do filme Die Another Day de James Bond
DVDs
Ano
Nome
1985
Live - The Virgin Tour
1988
Ciao, Italia! - Live from Italy
1990
The Immaculate Collection
1994
The Girlie Show - Live Down Under
1999
The Video Collection 93:99
2001
Drowned World Tour 2001
2006
I'm Going to Tell You a Secret
2007
The Confessions Tour
Turnês
Ver artigo principal: Turnês de Madonna
1984 - The Virgin Tour
1987 - Who's That Girl World Tour
1990 - Blond Ambition World Tour
1993 - The Girlie Show
2001 - Drowned World Tour
2004 - Re-Invention Tour
2006 - The Confessions Tour
2008 - Sticky & Sweet Tour

Filmografia

Além de cantora, dançarina e compositora, Madonna também participou de vários filmes, tanto como atriz, desde o início de sua carreira, bem como diretora, mais atualmente .Muitos deles geraram polêmicas, outros foram sucessos de bilheterias assim como outros foram fracassos.

Livros

Livros infantis

2003 - As Rosas Inglesas
2003 - As Maçãs do Sr. Peabody
2004 - Yakov e os Sete Ladrões
2004 - As Aventuras de Abdi
2005 - Enrico de Prata (BR) / Pipas de Massa (PT)
2006 - As Rosas Inglesas - Bom Demais Para ser Verdade
2007 - The English Roses - Friends for Life!
2007 - The English Roses - Good-Bye, Grace?
2007 - The English Roses - The New Girl
2007 - The English Roses - A Rose by Any Other Name
2008 - The English Roses - Big-Sister Blues
2008 - The English Roses - Being Binah

Livros de fotos

1992 - Sex (Limitado)
1994 - The Girl Show (Limitado)
2003 - X-Static Process (Madonna & Steven Klein) (Limitado)
2004 - Nobody Knows Me (Limitado)

Prêmios

Grammy Awards - Melhor Performance em Vídeo Longo "The Confessions Tour".
Rock and Roll Hall of Fame - Entrada como Membro.
Elle Magazine Awards - Ícone do Estilo.
Grammy Awards - Melhor Álbum Dance/Eletrônico "Confessions On A Dance Floor".
IDM Awards - Melhor Artista Dance, Melhor Video Dance "Jump".
Internacional Dance Music Awards - Melhor Artista Dance, Melhor vídeo "Jump".
Ivor Novello Awards - Hit Internacional do Ano "Sorry".
Pollstar Concert Industry Awards - Estrutura mais Criativa "The Confessions Tour".
The Sun Bizarre Readers Poll - Melhor Artista Feminina, Melhor Performance Ao Vivo "The Confessions Tour".
Virgin.Net Music Awards - Melhor Artista .
Arion Awards (Grécia) - Melhor vendagem em single / "Hung Up", Melhor vendagem para "COADF"
Billboard Touring Awards - Top BoxScore, Top Managers (Angela Becker e Guy Oseary)
Boyz Awards - Melhor Album, "Confessions On A Dance Floor", Melhor Single, "Hung Up", Melhor Artista, Melhor Artista Pop.
Brit Awards - Melhor artista feminina Internacional.
Echo Awards (Alemanha) - Melhor artista feminina rock/pop internacional Best Hit do Ano para "Hung Up"
International Dance Music Awards - Melhor Faixa Dance "Hung Up, Melhor Video Dance "Hung Up, Melhor dançarina solo.
NRJ Music Awards (França) - Melhor artista internacional.
NME Awards - Artista Feminina mais Sexy .
Pink Paper Awards (UK) - Melhor Album, "Confessions On A Dance Floor", Melhor Single, "Hung Up", Melhor Artista, Melhor Evento ao Vivo, "KoKo Club Mini-Show".
Rockbjörnen (Suécia) - Melhor Album Internacional, "Confessions On A Dance Floor".
Space Shower Music Video Awards (Japão) - Melhor Video Internacional para "Hung Up".
The Sun (Bizarre Reader Awards) - Melhor Artista Feminina, Melhor Peformance Ao Vivo.
TRL Awards - Lifetime Achievement Award Retired Videos Award for "Hung Up".
Virgin.Net Music Awards - Melhor Artista Feminina.
World Music Awards - Melhor Artista Pop.
Blue Peter Award - Pela colaboraçãao com escritora infantil.
Virgin.Net Music Awards - Melhor Artista Feminina, Melhor Canção, "Hung Up".
UK Music Hall Of Fame - Entrada como membro.
Billboard Backstage Pass Awards - Top Tour "Re-Invention Tour".
Billboard Music Awards - Single Dance mais vendido "Me Against The Music" (duo com Britney Spears)
DanceStar USA - Melhor atuação dos Charts.
NRJ Music Awards (França) Conjunto da Obra.
The Sun (Bizarre Reader Awards) - Turnê do Ano "Re-Invention Tour".
American Music Awards - Melhor artista do ano.
Theatregoers' Choice Theatre Awards - Theatre Event ['Up For Grabs'] .
The AOL TV Viewer Awards - 'Melhor Show para TV' "Drowned World Tour"..
ASCAP Music Awards - Melhor canção pop "Don´t Tell Me".
DVD Awards (UK) - Melhor DVD de Música "Drowned World Tour"
International Dance Music Awards - Melhor cantora dance.
NRJ Music Awards (França) - Melhor álbum internacional "Music", Melhor cantora internacional.
NRJ Music Awards (Suécia) - Melhor cantora internacional.
Grammy Awards - Melhor Design/Embalagem/Encarte "Music".
Brit Awards - Melhor artista feminina internacional.
Danish Music Awards - Melhor álbum internacional "Music", Melhor sucesso internacional "Music".
Edison Awards (Holanda) - Melhor artista internacional
Golden Giraffe Awards (Hungria) - Melhor álbum internacional do ano "Music"
International Dance Music Awards - Melhor artista dance, Melhor gravação dance "Music", Melhor vídeo dance "Music".
MVPA Awards - Video do ano "Don't Tell Me"
MTV Europe Music Awards - Melhor single dance "Music", Melhor artista feminina.
Grammy Awards - Melhor música de um filme "Beautiful Stranger".
Amigos Awards (Espanha) - Melhor cantora internacional.
Grammy Awards Melhor álbum pop "Ray Of Light", Melhor vídeo (single) "Ray Of Light", Melhor single dance "Ray Of Light", Melhor Design/Embalagem/Encarte "Ray Of Light".
Dansk Grammy Awards (Dinamarca) -Melhor artista internacional, Melhor álbum internacional "Ray Of Light".
Fryderyk Awards (Polônia) - Melhor álbum internacional "Ray Of Light".
MTV Video Music Awards - Melhor vídeo de um filme "Beautiful Stranger"
MTV Europe Music Awards - Melhor artista feminina, Melhor álbum "Ray Of Light".
MTV Video Music Awards - Vídeo do ano "Ray Of Light", Melhor vídeo feminino "Ray Of Light", Melhor direção"Ray Of Light", Melhor edição"Ray Of Light", Melhor coreografia"Ray Of Light", Melhores efeitos especiais "Frozen".
VH1 Fashion Awards - Melhor Artista feminina do Século.
The Versace Awards - Artista 'mais fashion', Artista da música com mais estilo.
VIVA Comet Awards (Alemanha) - Melhor artista internacional.
Much Music Awards (Canadá) - Melhor vídeo internacional "Ray Of Light"
Golden Giraffe Awards (Hungria) - Melhor álbum internacional do anor "Ray Of Light"
The "M" of The Year (Japão) - Melhor artista letra "M" do ano.
Golden Globe Awards - Melhor Atriz "Evita", Melhor filme "Evita'", Melhor canção original "You Must Love Me".
Oscar - Melhor canção original "You Must Love Me".
Echo Awards (Alemanha) - Melhor artista feminina internacional
American Moviegoers' Awards - Melhor atriz "Evita", Melhor direção "Evita".
ASCAP Music Awards - Melhor canção pop "You'll See".
MTV Latino Awards - Melhor artista feminina "Vera", Melhor vídeo "Veras"
Billboard Music Awards - Pelo conjunto da obra
MTV Video Music Awards - Melhor vídeo feminino "Take A Bow".
VH1 Fashion Awards - Artista 'mais fashion', Artista 'mais fashion' [escolha da audiência]
MTV Video Music Awards - Melhor direção de arte "Rain", Melhor Cinematography "Rain".
ASCAP Music Awards - Melhor composição "This Used To Be My Playground"
TV Sorrisi Telegatto Awards (Itália) - Melhor artista Internacional.
Oscar - Melhor canção original "Sooner Or Later".
Grammy Awards - Melhor Performance em Vídeo Longo "Blond Ambition Live".
American Music Awards - Melhor single dance "Vogue'".
MTV Video Music Awards - Melhor home-vídeo "The Immaculate Collection".
Juno Awards (Canadá) - Melhor single internacional "Vogue".
MTV Video Music Awards - Melhor Edição "Vogue", Melhor Cinematography "Vogue", Melhor Direção "Vogue".
MTV Video Music Awards - Artista da Década, Melhor direção "Express Yourself'", Melhor direção de arte "Express Yourself'", Melhor Cinematography "Express Yourself'", Escolha da audiência "Like A Prayer".
International Music Awards - Melhor Cantora "Like A Prayer".
MTV Video Music Awards - Melhor vídeo feminino "Papa Don't Preach".
Bravo Otto Awards (Alemanha) - Melhor Artista Feminina.
American Music Awards - Vídeo Feminino Favorito "Like A Prayer".
MTV Video Music Awards -Video Vanguarda
People Choice Awards - Melhor performance feminina.
Juno Awards (Canadá) - Melhor álbum Internacional "True Blue".
American Music Awards - Melhor Artista Feminina.

Madonna nos países

Brasil

Madonna actuou no Brasil pela primeira vez com a The Girlie Show em 1993. A rainha do pop arrancou gritos histéricos de centenas de pessoas, que não dormiram, e ficaram durante toda a noite na frente do hotel. Em certo momento, Madonna convidou alguns fãs, que assistiram a um ensaio da tour.
Quinze anos depois, ela volta ao país com sua nova tour Sticky & Sweet Tour, que promete ser a maior tour já feita por uma artista feminina, recorde que já é de Madonna, e foi batido com a Confessions Tour, que teve os shows cancelados no Brasil, por causa da adoção de David Banda e propostas melhores para shows no Japão. Em São Paulo, onde Madonna realizará 3 shows, foram vendidos 75.000 ingressos em apenas 2 dias.

Portugal

Madonna actuou quatro vezes em Portugal:
13 e 14 de Setembro de 2004 - Pavilhão Atlântico
17 de Dezembro de 2005 - Entrega dos MTV Europe Music Awards no Pavilhão Atlântico
14 de Setembro de 2008 - Parque da Bela Vista

A Voz

Madonna possui um alcance vocal de 3,5 oitavas (G2-E6). Sua extensão vocal é considerada Soprano Full Lirica.
Notas mais baixas: G2 (Live to Tell e Sooner or Later - Barcelona 1990); D3 (Paradise); Eb3 (Take a Bow); F3 (Frozen e 4 minutes).
Notas mais altas: E6 (Like a Virgin); Bb5 (4 Minutes); A5 (You must Love me, Ray of Light); G#5 (Lament, Music); G5 (Live to Tell); F#5 (Sooner or Later no Oscar, What Can You Lose?).
Notas mais longas: 17s em Melisma na perfomance de Ray of Light no Live8 de 2005; 8s em Crazy for you e em Little Star.
Mesmo sendo Soprano Madonna consegue manter a harmonia cantando em outras escalas como a contralto e a mezzosoprano . São exemplos de Músicas como Contralto: Rain, Secret, Live to Tell, Love don't live Here anymore e You'll See. E como Mezzosoprano: Holiday, American Pie e Sooner or Later (música esta que ao vivo possui três performances distintas, no Oscar de 91 como Mezzosoprano e em sua Turnê Blond Ambition Madonna a interpretou de duas outras formas, no Japão como Soprano e em Barcelona como Contralto).
Apesar de tantos recursos vocais Madonna recebe (e recebeu) ao longo de sua carreira algumas críticas sobre sua voz ao vivo, pelo fato de, por vezes, desafinar em algumas músicas e não ter fôlego para sustentar suas notas mais altas.

Nenhum comentário: